O transporte de cargas fracionadas é uma modalidade de entrega importante do setor logístico. Dado que este se aplica para o transporte de pequenas encomendas e ainda, permite a divisão do compartimento do veículo entre clientes, desde que as cargas em questão não tenham nenhum tipo de restrição.
Sendo assim, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir veja 5 dicas cruciais para garantir o transporte de cargas fracionadas eficientes. Confira:
1 – Consolidação das cargas
Por se tratar de uma modalidade de transporte que lida com diversas mercadorias de diferentes clientes, é imprescindível que realize a consolidação das cargas. Isso porque, nesse tipo de operação provavelmente algumas encomendas terão que aguardar até que seja atingido um volume maior de cargas que tenham destinos próximos.
Desse modo, recomenda-se a realização de um planejamento adequado para que assegure a organização das demandas e especialmente consiga atender os prazos de entregas estabelecidos.
2 – Transporte de produtos similares
Para garantir eficiência no transporte de cargas fracionadas, existe um ponto essencial que nessa operação sejam transportados apenas produtos com características similares. Neste sentido, quando as mercadorias forem totalmente distintas não poderão dividir o mesmo traslado, já que isso ocasionaria em possíveis danos e prejuízos. Exemplo disso, não se permite que produtos alimentícios dividam o mesmo compartimento com vestuário, pois caso ocorra algum acidente ambos estragariam.
3 – Otimização do estoque
A operação de cargas fracionadas exige o envio contínuo de mercadorias, visto que a partir disso, reduzirá a necessidade de manutenção de grandes estoques. Por conseguinte interfere nas despesas como a diminuição na ocupação do espaço físico da empresa. Logo, os processos de entregas se tornam mais ágeis e aumentam a periodicidade de reposição dos produtos, impedindo que os mesmos fiquem parados.
4 – Planejamento de rotas
É fundamental que haja a construção de um planejamento de rotas para o transporte de cargas fracionadas. Pois, com isso, possibilita a análise das condições de atendimento e a otimização de custo dos fretes.
Além do mais, define-se os melhores trajetos de acordo com fatores como distância percorrida, quantos e quais são os pontos de atendimento, custo do combustível e o prazo de entrega. Por esse motivo, no planejamento é ideal que haja rotas preestabelecidas, com foco em garantir entregas mais rápidas e seguras.
5 – Implementação de tecnologia
De modo geral, a implementação de tecnologias na operação de cargas fracionadas, o tornará mais rápido e eficiente. Devido a isso, etapas como o gerenciamento dos armazéns, emissão de documentos ou controle de coletas e entregas das cargas ficarão mais otimizados. Dessa maneira, resulta em benefícios consideráveis, tais como integração no fluxo de informações, automatização das atividades, monitoramento em tempo real, entre outros.
Portanto, essas são algumas dicas cruciais que garantem o transporte de cargas fracionadas mais eficiente, por isso, aplicá-las certamente fará diferença na rotina desse processo.