O transporte para e-commerce é uma operação importante que interfere diretamente na satisfação do cliente e bem como no resultado dos negócios. Por isso, torna-se fundamental conhecer as melhores práticas e estratégias, principalmente para quem deseja atrair e aumentar clientes. Logo, é necessário, por exemplo, elaborar planejamento assertivo e eficaz, a fim de realizar entregas mais rápidas e econômicas, garantindo destaque no segmento e diferencial competitivo.
Neste contexto, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, veja tudo que precisa saber sobre o transporte para e-commerce. Confira!
Quais são os fatores mais pertinentes para o transporte no e-commerce?
De maneira geral, otimizar a logística de transportadoras para e-commerce não abrange somente questões econômicas. Isso porque, envolve diversos aspectos como a relação ao poder de decisão de compra, os custos do frete, além dos prazos estabelecidos, a experiência da compra, entre outros, os quais têm como principal objetivo atrair e fidelizar clientes.
Dado isso, só para exemplificar, conforme pesquisa da Capterra, divulgada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, cerca de 73% dos consumidores esperam que o e-commerce no Brasil ofereça entregas extremamente rápidas, enquanto 25% estão dispostos a trocar de loja caso a velocidade na entrega não seja satisfatório.
Neste sentido, quando o assunto é transporte no e-commerce, algumas questões são primordiais, como:
- Custo do frete;
- Prazo da entrega;
- Experiência de recebimento.
Dessa forma, entende-se que cada uma dessas questões são importantes, pois impactam positivamente ou negativamente nos resultados da loja.
O que é transporte de e-commerce?
O transporte de e-commerce refere-se ao processo de coleta, translado, além da entrega de produtos aos clientes que compraram pela plataforma do e-commerce. Em razão disso, é comum que seja realizado por meio de transportadoras, as quais ficam responsáveis pela coleta, preparo do produto e o seu envio. Sendo que, quando posto em prática, há diversas modalidades de transporte para e-commerce, como o fracionado, urgente, expresso, dedicado, entre outros.
Devido a isso, a escolha da melhor alternativa de entrega, geralmente levará em consideração os seguintes fatores:
- Tipo e natureza do produto;
- Tamanho da embalagem;
- Peso dos itens;
- Distância a ser percorrida (entre a origem até o destino final);
- Prazo de entrega estabelecido com o cliente;
- Custo do frete;
- Práticas de segurança, dentre outros.
Como funciona o processo de entrega para e-commerce?
O processo de entrega do transporte para e-commerce possui algumas etapas, tais como:
- Recebimento do pedido e recolhimento do produto na loja;
- Coleta da encomenda no local de origem;
- Armazenagem quando necessário;
- Transporte do produto até o destino;
- Entrega no endereço do cliente;
- Recebimento do pedido pelo cliente, com assinatura de confirmação.
Lembre-se de oferecer aos clientes o rastreamento dos pedidos desde o momento da compra até a entrega final. Com isso, permite fornecer transparência e tranquilidade aos clientes.
Assim também, estabeleça parcerias com transportadoras confiáveis e eficientes visando otimizar o processo de envio e reduzir custos.
Vale ressaltar a importância de que esteja aberto ao feedback dos clientes sobre suas experiências de entrega. Em virtude disso, pode ajudar na identificação de áreas de melhoria e, assim, garantir que sempre ofereçam o melhor serviço.
Ademais, tenha um processo eficiente de logística reversa para lidar com devoluções e trocas de produtos. Isso pode incluir a emissão de etiquetas de devolução e a oferta de reembolsos rápidos com intuito de assegurar a satisfação do cliente.
Portanto, nota-se que ao considerar esses pontos e bem como ao manter-se atualizado com as tendências do setor de transporte para e-commerce, é possível melhorar a experiência do cliente, além de diminuir custos operacionais e impulsionar o crescimento do seu comércio eletrônico.