Controle de estoque eficiente é fundamental para o sucesso da empresa, independentemente do setor de atuação, ainda mais no setor logístico. Dado que, diariamente lidam com diversos produtos dos mais variados segmentos. Por isso, o ideal é aperfeiçoar os recursos existentes e criar políticas de gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Além disso, lembre-se que a falta de controle do estoque gera problemas consideráveis. Sendo assim, uma estocagem mal feita e desorganizada pode prejudicar todas as operações logísticas, mesmo quando a empresa dispõe dos itens demandados.
Neste sentido, percebe-se que a tarefa de organizar não é simples. Por essa razão, para explicar melhor sobre este assunto, a seguir, confira como realizar uma gestão de estoque com qualidade e eficiência.
O que é uma gestão de estoque eficiente?
Uma gestão eficiente de estoque garante que a quantidade ideal de produtos seja suficiente para atender as demandas de mercado. Isso sem perder possíveis oportunidades de negócios e ao mesmo tempo, sem exceder a quantidade de pedidos.
Logo, um bom gestor é aquele capaz de se antecipar às demandas para o próximo período, preparando-se adequadamente para satisfazê-las e mantendo um estoque de segurança e eventuais aumento de demanda.
Deve-se ainda, planejar uma estratégia de estocagem que vise atender as expectativas de produção da empresa. Além disso, repor estoque não é sinônimo apenas de verificar quais os itens estão faltando e depois comprá-los no final do mês. Isso porque, ao realizar esta atividade com eficiência, certamente não chegará a faltar, já que a funcionalidade deste é reduzir custos, aumentar a lucratividade e reduzir prejuízos.
Benefícios do controle de estoque
Vale ressaltar que o controle de estoque é crucial para evitar escassez, desperdícios de matérias-primas e por conseguinte prejuízos com perdas de vendas e clientes, ou ainda compras desnecessárias, aluguéis, pagamentos de fornecedores, sem que a receita tenha entrado.
É a partir de um estoque organizado que a empresa será capaz de ter um processo produtivo racional e eficiente, sem perdas ou custos desnecessários. Visto que ao dispor de informações detalhadas sobre a quantidade de estoque e sua variedade de produtos disponíveis em estoque, facilitará se preparar para o futuro do negócio de modo assertivo.
Em função disso, o controle de estoque eficiente dirá quanto material é utilizado na produção, quando necessário fazer novas compras junto aos fornecedores e até mesmo verificar desperdícios ou fraudes no processo produtivo.
Ademais, o estoque eficiente aperfeiçoa o controle de entradas e saídas, além de propiciar informações sobre o mercado consumidor e fornecedor, sobre a sua própria produção e suas vendas. Trata-se então da sistematização desses dados, o qual dará condições para melhoria na tomada de decisão estratégicas para o negócio.
Portanto, a gestão de estoque eficiente e com qualidade é aquela realizada de maneira organizada e planejada pelos gestores. Sendo que essas ações garantem também maior produtividade do processo de estocagem, fazendo com que não venha faltar materiais para atender adequadamente às demandas.