blog

nattlog

  • conteúdos
    e dicas

Entenda o que é o transporte de fibra óptica e quais suas particularidades

quarta-feira, 19 fevereiro 2025

O transporte de fibra óptica refere-se ao processo logístico de materiais que realizam transmissão de dados, voz e vídeo, ou seja, são cabos e equipamentos utilizados em redes de comunicação. Desse modo, estes sistemas geralmente são utilizados em amplas conexões de alta velocidade, tais como redes de internet, telecomunicações e transmissão de sinais de TV.

Neste sentido, essa operação que envolve a movimentação, armazenamento e entrega desses materiais, requer cuidados específicos a fim de evitar danos que possam comprometer a qualidade da transmissão de dados.

Diante do exposto, a Nattalog explica o que é o transporte de materiais de fibra óptica e quais são suas principais particularidades.

O  que são fibra óptica?

A fibra óptica é basicamente um tipo de cabo utilizado para a transmissão de dados por meio de sinais de luz. Assim sendo, este é um tipo de material composto por um núcleo de vidro ou plástico extremamente fino, o qual é envolto por camadas de proteção, permitindo que a luz percorra grandes distâncias com alta velocidade e mínima perda de sinal.

Tipos de fibra Óptica

Monomodo (SM – Single Mode): É um núcleo mais fino (cerca de 9 µm de diâmetro), sendo que utiliza somente um feixe de luz, proporcionando maior alcance, até centenas de quilômetros. Logo, é bastante utilizado em telecomunicações e conexões de longa distância.

Multimodo (MM – Multimode): É um núcleo mais largo (50 µm ou 62,5 µm), que normalmente propicia a passagem de vários feixes de luz simultaneamente. Por isso, torna-se melhor para distâncias curtas, isto é, até alguns quilômetros, como redes locais (LAN).

Principais particularidades do transporte de materiais de fibra óptica:

Embalagem adequada

Os cabos de fibra óptica são materiais considerados frágeis e sensíveis às adversidades como impactos, torções e curvaturas excessivas. Por essa razão, geralmente são transportados com bobinas ou carretéis que visam proteger contra dobras acentuadas. Logo, alguns componentes como conectores e distribuidores ópticos precisam ser embalados com material amortecedor.

Manuseio cuidadoso

Por se tratar de materiais frágeis, é de suma importância que durante o transporte da fibra óptica evite quedas, compressão excessiva ou exposição a vibrações intensas. Além do mais, o raio de curvatura mínimo dos cabos deve ser respeitado para não comprometer o desempenho.

Transporte seguro

De modo geral, os veículos de transporte devem ter espaço suficiente a fim de evitar amassamentos desse tipo de material. Sendo assim, o carregamento e descarregamento requer profissionais treinados e, quando necessário, o uso de suportes específicos para manter a integridade dos cabos.

Condições ambientais

Dentre outras particularidades do transporte de fibra óptica, é crucial que evitem a exposição prolongada ao sol, umidade excessiva ou temperaturas extremas. Além disso, caso seja necessário armazená-los, deve-se garantir que o local esteja devidamente seco e protegido.

Normas técnicas

Vale ressaltar que o transporte e armazenamento dos materiais de fibra óptica precisa seguir normas como as da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e padrões internacionais como a ITU-T e IEC.

Portanto, com os cuidados adequados no transporte de fibra óptica assegura que os materiais cheguem ao destino em perfeitas condições, promovendo a instalação de redes de fibra óptica eficientes e de alta qualidade.

Voltar

Atendimento

  (11) 2037-7108

  atendimento@nattlog.com.br

Localização

  Rua Manoel de Mattos Godinho, 270

Jardim Matarazzo - São Paulo / SP
CEP: 03814-020

Atendimento

  (11) 2037-7108

  atendimento@nattlog.com.br

Localização

  Rua Manoel de Mattos Godinho, 270

Jardim Matarazzo - São Paulo / SP
CEP: 03814-020

© Nattlog 2021 - Todos os direitos de cópia reservados